top of page
Design sem nome (43).png

Caminhos para uma agricultura resiliente frente
às mudanças climáticas

Este ano, o Rio Grande do Sul sofreu com eventos climáticos extremos, destacando a necessidade urgente de práticas agrícolas mais sustentáveis. As cadeias produtivas do agronegócio precisam se conscientizar desses desafios. Juntos podemos construir um futuro resiliente por meio da inovação, tecnologias de monitoramento. Nesse contexto, o simpósio abordará quatro eixos temáticos: Impacto das Mudanças Climáticas na Agricultura e Economia, Recursos Naturais e Conservação do Solo, Ameaças Fitossanitárias Emergentes, e Perspectivas e Ações Institucionais.

Patrícia Teló
Diretora Executiva do Agronômica

“O Laboratório AGRONÔMICA tem a missão de promover a Saúde de Plantas e combater as suas ameaças, a fim de contribuir com a Segurança Alimentar e a Sustentabilidade. Em 2024, essa missão exige de nós – gaúchos – uma ação resiliente.

Este Simpósio é oferecido à sociedade, especialmente a todos os envolvidos na cadeia do agronegócio, como um gesto genuíno de solidariedade, com uma demonstração da paixão pelo que fazemos e pelo comprometimento que sempre tivemos com a Saúde de Plantas. Sentimo-nos profundamente imbuídos de disseminar conhecimento, compartilhar tecnologia, promover discussões construtivas, fomentar o desenvolvimento, e acima de tudo, resgatar junto aos nossos, o orgulho de sermos produtores gaúchos”.

Eixos Temáticos

Impacto das mudanças climáticas na agricultura e economia
Serão discutidos temas como efeito das mudanças climáticas na produtividade das culturas, mudanças nos padrões de precipitação e suas consequências econômicas nas safras agrícolas. Especialistas abordarão os impactos das mudanças climáticas no solo e estratégias de adaptação e mitigação para garantir a sustentabilidade econômica no setor agrícola.

Recursos Naturais e Conservação do solo
A conservação do solo e a gestão sustentável dos recursos naturais são fundamentais para a resiliência dos ecossistemas agrícolas diante das mudanças climáticas. Este painel discutirá práticas de conservação do solo e técnicas de manejo sustentável. Além disso, serão abordados os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos e como a adoção de práticas conservacionistas podem contribuir para a saúde dos ecossistemas e a produção agrícola.

Ameaças Fitossanitárias Emergentes
As mudanças climáticas estão alterando a dinâmica das pragas e doenças agrícolas, criando novas ameaças fitossanitárias. Este painel abordará o manejo de pragas e patógenos emergentes, explorando como o aumento das temperaturas e outras variáveis climáticas estão influenciando a ocorrência dessas ameaças. Especialistas apresentarão pesquisas sobre o monitoramento e controle fitossanitário, além de tecnologias para auxiliar na produtividade agrícola.

Perspectivas e Ações Institucionais
Para enfrentar os desafios ocasionados pelas mudanças climáticas é crucial que instituições governamentais e não-governamentais desenvolvam políticas e programas eficazes. Este painel discutirá as perspectivas e ações institucionais necessárias para apoiar a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas no setor agrícola. Serão abordadas políticas públicas, parcerias institucionais e o papel da educação na promoção de práticas agrícolas resilientes e sustentáveis.

Público-alvo
O simpósio é destinado a todos que possuem interesse em participar dessa construção, especialmente agricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, formuladores de políticas públicas, bem como estudantes e pesquisadores das áreas de ciências agrárias, ambientais e afins.

Comissão Organizadora

1.png
3.png
Design sem nome (48).png

Camila Cristina

Lage de Andrade

Cristiane Mattes Duarte Radke

Caroline Wesp Guterres

Design sem nome (48).png
pam.png
2.png

Edson Bertolini

Pâmella Chaves Ortiz

Rita de Cássia Santin

bottom of page